Meu Filho Leva Muitos Sustos. Isso é Normal ?

Meu Filho Leva Muitos Sustos. Isso é Normal ?

O recém-nascido apresenta o reflexo de moro, mas que costuma diminuir no segundo mês de vida. Ou seja, é um movimento que parece um susto e pode aparecer quando manipulamos ou até com ele quietinho.

Fonte: Unimed Brasil – Pediatria em foco


Veja mais…

Reflexo de Moro ou Reflexo do susto no bebê

O bebê nasce com vários reflexos, porém o mais conhecido (e aparentemente o vilão do sono) é o reflexo de moro.

O bebê está dormindo no colo da mãe e quando é feita a tentativa de colocar em qualquer outra superfície ele leva um “susto” e acorda chorando. Você reconhece essa situação?

1- O que é o reflexo de moro?

É também conhecido como o reflexo do sobressalto, e mostra que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo adequadamente.

É uma resposta biológica à estímulos novos no ambiente da criança. Ela estica os braços e pernas, muitas vezes chora, mas o bebê também pode fazer esse movimento e não se assustar, ele pode apenas emitir algum som.

2- Por que o reflexo de moro acontece?

É uma resposta involuntária do sistema nervoso do bebê. 

Quando o bebê muda de ambiente (sai por exemplo do colo para ser colocado no berço), ele tem uma sensação de queda livre, por isso a reação corporal e a insegurança.

Esse reflexo acontece porque soa um alarme para o bebê, um instinto primitivo de sobrevivência, que surge para que ele consiga voltar para uma situação mais confortável, como o colo da mãe.

Além de acontecer quando o bebê sai do colo, esse reflexo também é comum com mudanças repentinas dos estímulos do bebê como por exemplo:

  • Barulhos altos e inesperados;
  • Mudanças bruscas na intensidade de luz;
  • Um toque inesperado no bebê;
  • Mudar o bebê de uma superfície para outra.

3- Quanto tempo ele dura?

Esse reflexo é muito comum em recém-nascidos, até 3 meses, e geralmente desaparece entre 4 a 6 meses. 

Nessa fase (6 meses), os músculos do pescoço do bebê ficam mais fortes, o que significa um melhor equilíbrio e uma maior capacidade de se sustentar.

4- Como ajudar o bebê?

Apesar de sabermos que o reflexo de moro é parte do desenvolvimento da criança, é muito frustrante quando você faz seu filho dormir (e isso pode dar muito trabalho!) e assim que ele sai do colo o “susto” acontece e ele começa a chorar.

Todo trabalho perdido… então estas dicas vão te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:

  • Ao colocar o bebê no berço, segure o bebê próximo ao seu corpo até que ele toque o colchão;
  • Tenha certeza que as costas do bebê estão completamente encostadas na superfície do berço antes de tirar dos seus braços;
  • Use um cueiro – limitar os movimentos do bebê vai ajudar, pois mesmo que ele tiver o reflexo, ele estará com seus bracinhos presos;
  • Acalme o bebê colocando a mão no seu peito assim que ele deitar. Ele vai ficar mais calmo sabendo que você está por perto;
  • Use o cueiro para dormir mas não o dia todo. Tenha momentos do dia em que seu filho pratique movimentos com braços, pernas e pescoço. Isso dará mais força para que ele trabalhe a força corporal e o equilíbrio e consequentemente fique livre do reflexo de moro mais rápido.

Fonte: Mamãe Tagarela


ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE

BBMamae.com – Realiza Aluguel, Venda, Compra e Higienização de Produtos Para Bebês e Mamães, portanto oferecendo segurança, higiene e economia.