É Normal o Bebê Nascer Vesgo?
O bebê passa a metade do primeiro ano de vida treinando a musculatura dos olhos que nasce imatura.
Outro fator é que bebês que apresentam a base do nariz mais larga ou pregas no canto dos olhos podem ter o chamado pseudoestrabismo, que é portanto uma falsa impressão de que a criança está vesga.
Fonte: Unimed Brasil – Criança Segura
Por que os recém nascidos são estrábicos?
Você já deve ter percebido que o seu bebê parece um pouco “vesgo” (estrabismo) por alguns segundos. No caso dos bebês, o “olho torto” é intermitente, ou seja, é normal que os olhos desviem tanto para dentro (convergente), quanto para fora (divergente) por alguns segundos.
Nas primeiras semanas de vida, o recém-nascido enxerga totalmente embaçado, porque para que uma imagem seja formada com nitidez o cérebro precisa desenvolver a capacidade de processar todas as informações captadas pelo olhar.
Esse é um processo gradual e, até por volta de dois meses, os bebês conseguem enxergar com exatidão apenas rostos e objetos posicionados a uma distância entre 20 a 30 centímetros.
A partir de quando o “olho torto” não é normal?
A partir dos 4 meses, a criança já é capaz de acompanhar movimentos ao redor com o olhar. É fundamental que, nesta fase, estimular a capacidade do seu bebê de olhar para os objetos e rostos como mover um brinquedo de perto para longe ou vice-versa, fazer charadas como “Cadê? Achou!”.
Mesmo que os bebês não enxerguem com exatidão nos primeiros meses de vida, sua audição é extremamente aguçada: mais ou menos uma forma de “compensar” a maneira como veem as cores e formas embaçadas.
Aos 6 meses, no entanto, espera-se que essa “sensação de estrabismo” desapareça, porque é nesta época que os bebês conseguem, de fato, fixar o olhar.
Se houver o diagnóstico de estrabismo, o tratamento deve começar na sequência para que a criança não tenha a visão prejudicada.
A forma mais comum, indicada por oftalmologistas, para corrigir o estrabismo em bebês, é o uso de óculos e de tampão, para incentivar o olho com problema a melhorar a visão. Em casos mais específicos, é recomendada a cirurgia, mas o oftalmologista é quem decidirá o melhor tratamento.
Fonte: Danonenutricia
ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE
BBMamae.com – Realiza Aluguel, Venda, Compra e Higienização de Produtos Para Bebês e Mamães