O que é Essa “Pasta” Branca ao Redor da Pele do Bebê ao Chegar da Maternidade ?

Muitas vezes julgado negativamente pela aparência pouco atraente, o vérnix caseoso (substância esbranquiçada que recobre a epiderme dos recém-nascidos) tem cada vez mais benefícios reconhecidos pela medicina.

Qual é a importância dele e por que vale a pena adiar o primeiro banho do bebê para deixá-lo mais tempo em contato com a pele seu filho?

Fonte: Revista Crescer


Veja mais…

Vérnix: entenda o que é e conheça os benefícios

1- O que é o vérnix?

O vérnix é uma substância esbranquiçada e gordurosa, com textura parecida a da cera, que recobre a pele dos recém-nascidos. Composto por água, lipídios e proteínas, sua produção começa durante o 3º trimestre de gestação pelas glândulas sebáceas do feto.

Com o avanço da gravidez, a substância desprende-se aos poucos da pele e diluí-se no líquido amniótico, por isso, nascidos entre 36 e 39 semanas têm mais chance de nascer com mais vérnix, enquanto bebês muito prematuros (que ainda não produziram grandes quantidades da substância) ou nascidos após 40 semanas (quando está mais diluída) costumam apresentar pouca ou nenhum vérnix.

2- Qual é sua função?

Durante a vida intrauterina, o vérnix forma uma capa protetora na pele imatura, protegendo-a do líquido amniótico e permitindo seu fortalecimento.

Após o nascimento, ele hidrata a pele, além de ajudar na regulação da temperatura do bebê, e diminuir a descamação e o risco da infecção bacteriana.

Alguns pesquisadores acreditam que a ausência de vérnix pode causar descamação e pele ressecada em nascidos após a 40ª semana de gestação, mas ainda não há consenso sobre o assunto.

3- Quanto tempo é preciso esperar para remover o vérnix?

A Organização Mundial de Saúde afirma que o mais indicado é aguardar 24 horas para dar o primeiro banho no bebê, mas, se isso, não for possível, o intervalo mínimo recomendado é de seis horas.

Em poucos dias, a pele absorve o vérnix espontaneamente, então, durante o banho, não é recomendado esfregar a pele do bebê nem tentar retirar a substância.

4- Existe alguma situação em que precisa remover o vérnix logo após o parto?

Quando há presença de mecônio no líquido amniótico o bebê deve ser lavado imediatamente para diminuir o risco de infecções bacterianas.

Outra exceção ocorre em bebês de mães com HIV e hepatite que também devem tomar banho logo após o parto para, assim, diminuir o risco de transmissão das doenças.

Fonte: Revista Crescer


ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE

BBMamae.com – Realiza Aluguel, Venda, Compra e Higienização de Produtos Para Bebês e Mamães