Meu Bebe Está Com as Mamas Aumentadas, Isso é Normal ?

Meu Bebe Está Com as Mamas Aumentadas, Isso é Normal ?

Os hormônios da mãe podem passar para o bebê e levar ao crescimento do tecido mamário. No entanto não se preocupe, isso desaparece com o passar dos dias.

Além disso o excesso de hormônios maternos pode também provocar leve sangramento vaginal em bebês meninas (uma “mini menstruação”).

Acima de tudo, em hipótese alguma aperte ou esprema as mamas!

Fonte: Unimed Brasil – Criança Segura 


Veja mais…

É normal sair leite do peito do bebê?

É normal o peito do bebê ficar duro, parecendo que tem um caroço, e sair leite através do mamilo, tanto no caso de meninos como de meninas, porque o bebê ainda tem no corpo dele os hormônios da mãe responsáveis pelo desenvolvimento das glândulas mamárias.

Esta saída de leite do peito do bebê não é uma doença e não acontece com todos os bebês, acabando por desaparecer naturalmente, quando o organismo do bebê começa a eliminar os hormônios da mãe da corrente sanguínea.

1- Por que acontece

A saída de leite da mama do bebê é uma situação normal e que pode aparecer até 3 dias após o nascimento. Isso acontece principalmente pelo fato do bebê ainda estar sob a influência dos hormônios maternos que são passados de mãe para filho ainda durante a gestação e durante a amamentação.

Assim, como consequência do aumento da concentração de hormônios maternos no sangue do bebê, é possível notar inchaço das mamas e, em alguns casos, da região genital. No entanto, à medida que o organismo do bebê libera os hormônios, é possível notar diminuição do inchaço, sem que haja necessidade de tratamento específico.

2- O que fazer

Na maioria dos casos o inchaço das mamas do bebê e a saída leite melhoram sem tratamento específico. No entanto para acelerar a melhora e evitar possíveis inflamações, é recomendado:

  • Limpar o peito do bebê com água, caso o leite comece a vazar dos mamilos;
  • Não apertar para que saia leite, porque nesse caso pode haver inflamação e maior risco de infecção;
  • Não massagear o local, pois também pode levar à inflamação.

Normalmente entre 7 e 10 dias após o nascimento, é possível notar diminuição do inchaço e ausência de saída de leite pelo mamilo.

3- Quando consultar o pediatra

É importante levar o bebê ao pediatra quando o inchaço não melhora ao longo do tempo ou quando além do inchaço são notados outros sintomas, como vermelhidão local, aumento da temperatura da região e febre superior a 38ºC. Nestes casos, o peito do bebê pode ter infeccionado e o pediatra deve orientar o tratamento adequado que, geralmente é feito com antibióticos e, nos casos mais graves, cirurgia.

Fonte: Tua saúde


ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE

BBMamae.com – Realiza Aluguel, Venda, Compra e Higienização de Produtos Para Bebês e Mamães